Guia do Usuário: Categorias

From Wikimapia
Jump to: navigation, search
v  d  e

Guia do Usuário

Introdução
Filosofia
Conselhos para novos usuários
Editar locais
Locais
Fotos
Polígonos
Idiomas
Endereços
Categorias
Comentários
Remoção de locais
Transporte
Estradas
Outras UI
Tela principal
Geoferramentas
Minha conta
Busca
URL do Wikimapia
Comunidade
Fórum
Ajuda
Outros usuários
Níveis de usuários
Vandalismo
Votação em usuários
Variedades
Variedades
Imagens de satélite
Aspectos técnicos

Para aumentar a utilidade do Wikimapia, cada marcação deve ter pelo menos uma categoria. A maioria das categorias mais comuns possuem um pequeno ícone que representa os locais marcados com essa categoria no modo mapa de visualização. Um grupo mais restrito de categorias, incluindo 'lago' e 'parque', podem inclusive mudar as cores dos seus polígonos no modo mapa.

A lista completa de categorias pode ser vista aqui. Ela não é a ideal ainda e precisa ser corrigida. Caso se interesse por esse trabalho, por favor, junte-se ao projeto que visa limpas o sistema de categorias do Wikimapia.

Contents

Filtragem por categorias

Uma outra funcionalidade das categorias permite que selecionemos uma única categoria, retirando, momentaneamente, todas as marcações que não estejam categorizadas com o que seja do seu interesse. Por exemplo, se um usuário que encontrar um hotel em uma área, ele pode ajustar o zoom de acordo com sua área de interesse, ir no menu 'Categorias' e selecionar 'hotel', clicando no item correspondente (caso não esteja disponível, deve-se digitar no campo de busca, para que a categoria desejada apareça). Com isso, o WikiMapia irá mostrar todas as marcações que tenham a categoria 'hotel' adicionada previamente por outros usuários. Se uma categoria não tem um ícone específico, um ponto vermelho irá aparecer no modo mapa ou satélite. Assim o usuário pode passar o mouse sobre as marcações para ler seus títulos ou mesmo clicar para ler mais informações.

Sem uma categoria, esse sistema não irá identificar uma marcação para o usuário, ainda que a categoria esteja sendo usada no título. Então é função dos editores incluir as categorias apropriadas nas marcações.

  • Observa-se que o modo satélite na versão beta não apresenta todos os locais na área de visualização, quando se usa o filtro. Neste caso, o modo mapa é mais confiável. Na versão clássica, o modo satélite não apresenta o mesmo problema, porém apenas as 10 maiores marcações podem ser vistas.

Atribuindo uma categoria à marcação

Independente de você estar adicionando ou editando um local, o procedimento para adicionar uma categoria é o mesmo. Com a janela de edição aberta, veja abaixo do campo da descrição: há 5 itens, cada um com um nome. O segundo deles é "Categoria" e ao clicar nele, aparece abaixo "Categorias: adicionar categoria...". Se o local já tiver alguma categoria, ela aparecerá antes de "adicionar categoria...". Clicando em "adicionar categoria..." uma lista com as 30 categorias mais usadas com seus respectivos ícones são mostradas. Se a categoria que você quer aparece nessa lista, clique nela e será adicionada. Se não aparece, digite no campo de busca, logo abaixo da lista e de acordo com o que digitar a lista será modificada, incluindo apenas resultados que batem com a sua busca. Se encontrar a categoria, clique nela para adicionar. Se ainda não encontrar, pode-se tentar palavras semelhantes ou mesmo palavras equivalentes em inglês. Após adicionar as categorias desejadas, clique em "salvar" para concluir o trabalho.

Leve sempre em conta que só uma categoria já é suficiente para identificar o local, por isso não encha de categorias, tipo: interessante. Categorias também não formam sentenças lembre-se disso.

Removendo uma categoria da marcação

Algumas vezes, você pode encontrar uma marcação com categoria inadequada. Para remover essa categoria, abre a marcação, vá para a página de edição (pelo menu "Editar essa página") e coloque o mouse sobre a categoria que deseja remover, abaixo do campo de descrição. Um botão vermelho "remover" irá aparecer à direita da categoria. Clique no botão e a categoria sairá da lista. Salve a marcação para concluir. É necessário muito cuidado ao editar categorias, pois elas não são armazenadas no histórico da marcação. Então, apenas remova categorias se estiver seguro do que está fazendo.

Categorias comuns

A maioria dos objetos naturais e artificiais marcados no WikiMapia são representados por um número surpreendemente pequeno de categorias. Atualmente a categoria mais usada é "povoado", seguida de "escola". No menu "categorias" (filtro), na página de edição dos locais, ou na página de cada categoria (que se acessa ao clicar no nome da categoria em uma marcação que a tenha), pode-se ver o número de vezes que a categoria foi usada, indicado entre parênteses.

Algumas categorias foram marcadas com sinônimos de outras. Por exemplo, "heliponto" foi colocado como sinônimo de "heliporto" e então ao atribuir "heliponto" a um local, ele será salvo com a categoria "heliporto".

Subgategorização

A maioria dos locais não tem que nenhuma categoria, o que não é adequado. A maioria dos restantes têm apenas uma categoria, o que pode ou não ser suficiente. Por exemplo, ter apenas a categoria "povoado" é suficiente para um povoado, da mesma forma que uma ponte em geral só precisa ser categorizada como "ponte". Em outros casos, como em "escola", uma categoria adicional é bem vinda, para que se saiba mais sobre a escola. Os usuários criaram algumas categorias auxiliares, que funcionam como adjetivos ao modificar uma categoria um pouco mais genérica. No caso de escolas, há exemplos como "educação primária", "educação secundária".


Supercategorização

Não é uma boa ideia adicionar muitas categorias a um local. Por exemplo, alguém pode pensar em adicionar na marcação de um município, todos os tipos de locais que aquela município possui, como restaurante, hospital, escola, parque etc. Mas o local marcado é apenas um município, não é um restaurante, nem hospital, nem escola... Por isso, uma melhor solução é usar apenas a categoria "município" para o município e marcar cada local individualmente, atribuindo a cada um a categoria específica que identifica aquele local. Não é muito informativo saber que em um município existem restaurantes, escolas, etc. uma vez que praticamente todas os municípios têm esses locais. Além disso, adicionar categorias que possuem ícones ou cores associados a elas pode causar conflito entre essas funcionalidades. Ou seja coloque a categoria principal já é o suficiente.

Obs.: No Brasil, por convenção, cidade é a parte urbana do município. A constituição federal divide o país em Estados, Distrito Federal e Municípios. (Veja o 1º artigo: Constituição do Brasil)

Categorias superutilizadas

Certas categorias são super utilizadas por usuários inexperientes. Por exemplo, não é uma boa ideia marcar cada prédio de uma universidade com a categoria "universidade". Isso iria poluir o mapa com diversos ícones com o capelo (aquele chapéu utilizado por formandos, que representa a universidade no mapa do WikiMapia), especialmente em níveis de zoom mais distantes. Portanto, prefira usar categorias específicas para o local, como "dormitório", "sala de aula", "laboratório" ou "escritório", sozinhos ou combinados.

Algumas categorias podem parecer supérfluas para você e você não é obrigado a incluí-las. Por exemplo, a categoria "edifício" não precisa ser utilizada para tudo que é construído pelo homem e está acima do solo: se pensarmos dessa forma, praticamente todos os locais seriam "edifícios" (no sentido de construção, do inglês building). Atribuir a categoria "edifício" pode ser útil em certos casos, como edifícios residenciais e/ou de escritório (que geralmente recebem também a palavra "edifício" no título).

Categorias depreciadas

Muitas categorias são consideradas pela comunidade de usuários como sendo inúteis e, além de deverem ser adicionadas a marcações, devem ser removidas, quando possível. Por exemplo, filtrando pela categoria pode-se ver todos os locais que a utilizam e eliminar a categoria e cada um individualmente.

Outras categorias depreciadas, que sejam mais usadas, podem ser apagadas pelos administradores. Geralmente, após uma discussão no fórum ou pelo projeto de categorias, a categoria é apagada. Inicialmente ela é substituída por "----", que é uma categoria especial, que não deve ser utilizada diretamente pelos usuários. Ela é apenas um meio de se apagar categorias.

Certas categorias já foram encontradas e, por serem consideradas inúteis, foram então apagadas. Isso inclui nomes de pessoas, sobrenomes, nomes de cidades, abreviações, acrônimos e outros que são ambíguos, extremamente específicos ou óbvios.

Lembre que as categorias existem para ajudar usuários a encontrar os locais, especialmente pelo filtro. Pense nisso ao editar as categorias de um local e para que o filtro funcione convenientemente.

Traduzindo categorias

Toda categoria pode ser traduzida para cada idioma que o Wikimapia suporta. Ao mostrar o nome das categorias, o Wikimapia dá preferência ao idioma escolhido pelo usuário para sua interface. Se a categoria aparece apenas com o nome em inglês, isso significa que ela ainda não foi traduzida para ser idioma. Para traduzi-la, você precisa encontrar um local com essa categoria (lembre-se que essa é a função do filtro) e clicar no nome da categoria. Isso abrirá a página da categoria, onde se pode adicionar novos idiomas ou editar o título e a descrição da categoria em diversas línguas (não se pode apenas editar a versão em inglês, o que é uma medida de proteção do sistema para tentar garantir integridade). A edição de categorias é parecida com a de locais e só pode ser feita por usuários de nível 1 e nível 2.

Ao procurar por categorias, as categorias traduzidas são mostradas seguidas pelo código do idioma, baseado no código ISO 639-1, como mostrado aqui, para indicar a que idioma pertencem. Se a palavra está no seu idioma, mas não tem esse código, isso significa que ela está cadastrada como inglês. O melhor a fazer é procurar então por uma categoria equivalente em inglês e traduzi-la para seu idioma. Então use essa categoria na sua marcação. Se possível, reporte essa palavra possivelmente errada no fórum, nesse tópico, ou mesmo no projeto, de forma que os administradores possam removê-la do banco de dados em inglês, se for o caso.

Atualmente, usuários com a interface em inglês veem apenas as versões em inglês das categorias, uma vez que toda categoria tem uma versão em inglês. Usuários com interface em outros idiomas podem ver as categorias tanto em seu próprio idioma (se já estiver traduzida) como em inglês (caso ainda não esteja). No entanto, ao buscar por categorias, tanto no filtro como ao editar um local, podem aparecer categorias nos dois idiomas. Ao digitar alguma coisa, o sistema lista todas as categorias em inglês e no seu idioma que têm alguma palavra começando com aquelas letras. Se em ambos os idiomas a categoria contém aquelas letras, é dada preferência ao seu idioma. Se apenas a versão em inglês ou apenas a do seu idioma se inicia com aquelas letras, essas versões serão mostradas.

Criando categorias

No caso (um pouco improvável) de que a categoria que deseja adicionar não existir ainda no WikiMapia, você pode querer adicioná-la. Apenas usuários de nível 2 podem adicionar categorias, sempre em inglês. Isso pode ser feito abrindo-se a página de informações de alguma categoria ou, na versão clássica, na página de gerenciamento de categorias (acessível pelo filtro). Se você não é um usuário nível 2, e mesmo que seja, pode ser melhor perguntar no fórum se a criação da categoria é mesmo o melhor a fazer. Após adicionar a categoria, deve-se esperar um tempo até que os administradores tornem a categoria "filtrável".

Personal tools
Namespaces
Variants
Actions
Navigation
Toolbox