Jaguaraçu

 Carregar uma foto
Jaguaraçu é um município brasileiro do estado de Minas Gerais.

História

Suas origens ligam-se a doação de terras, feita a São José, pelo alferes Lizardo José da Fonseca Lana em cumprimento de uma promessa. Com a abolição da escravatura, os libertos resolveram se instalar nas propriedades doadas.

Posteriormente, Lizardo Lana fez nova doação de terras situadas na outra margem do rio, onde havia um extenso gramado. Logo, ali se desenvolveu um pequeno arraial, tendo sua população erguido uma capela a São José.

Em 1923, o povoado foi elevado a distrito com o nome de São José do Grama subordinada ao município de São Domingos do Prata e, no ano de 1953, foi elevado a município, com o nome de Jaguaraçu.

Entre os eventos ali realizados, destaca-se a Cavalgada, festa tradicional, que reúne produtores e fazendeiros da região em animado concurso de marchas, com eqüinos das fazendas das vizinhanças, e apresenta shows de música regional.

Geografia

Sua população estimada em 2004 era de 2.911 habitantes. Uma cidade aprazível de se viver e com um clima afável, Jaguaraçu é referência regional no tocante a festas tradicionais. Neste quesito, destacam-se as Festas do Rosário e de São José (padroeiro da cidade) além da famosa Cavalgada de Jaguaraçu que atrai milhares de pessoas para a cidade. Jaguaraçu possui ainda belas cachoeiras e muitas áreas verdes, destacando-se a APA Jaguaraçu uma área de quase 8.000 hectares que abriga espécies florísticas e faunísticas do domínio da Floresta Atlântica.

HISTÓRIA: Jaguaraçu formou-se da doação de 03 alqueires de terra a São José, realizada pelo Alferes Lizardo José da Fonseca Lana, cumprindo uma promessa que fizera em troca da cura de seu filho, Teófilo Marques. As terras doadas localizavam-se na margem direita do Ribeirão Onça Grande. Após a Lei Áurea, os escravos livres transferiram-se para as terras do patrimônio de São José e lá começaram a edificar suas casas. Lizardo José Lana, resolveu aumentar o patrimônio do Santo e fez nova doação de terra, desta vez do lado oposto do rio. Raimundo Quirino e Felício Miranda, foram os primeiros que edificaram suas casas dentro do novo arraial. O povoado foi elevado a distrito em 07 de setembro de 1923, com a denominação de São José do Grama e pertencendo as município de São Domingos do Prata. Em 12 de dezembro de 1953, o distrito de São José do Grama foi elevado a município com o nome de Jaguaraçu, que na língua indígena significa “Onça Grande”.

PRINCIPAIS ATRATIVOS: Dado às suas belezas naturais e ao clima de montanha, Jaguaraçu tem descoberto seu potencial de turismo ecológico.

ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL: São quase 8.000 ha tomados por uma reserva da biosfera da Mata Atlântica de Minas Gerais, com 50 nascentes e 10 cachoeiras que proporcionam aos turistas belezas imensuráveis. A APA Jaguaraçu apresenta uma extraordinária diversidade de fauna e flora, onde não faltam atrações para os turistas. Pousadas, Camping com restaurante e trilhas ecológicas completam a diversidade desta Porção da Mata Atlântica e Refúgio da Vida Silvestre.

CACHOEIRA DA JACUBA: Um dos mais lindos conjuntos de cachoeiras da região, é um espaço de lazer integrado à natureza com infra-estrutura de bar e restaurante, chalés e piscinas naturais.

FAZENDA PAIOL: Berço da maior produtora de rapaduras do município, lá encontra-se os mais variados doces e saborosos queijos. Nos domínios da Fazenda situa-se a “Serra do Urubu” com cerca de 800 metros, de onde se tem uma visão belíssima da cidade e de toda região. É agraciada com uma enorme cachoeira que surpreendem com suas esculturas rochosas elaboradas pela força das águas.

CULTURA: O que vai se tornando tradição na cidade é o Encontro de Bandas e a Festa do Rosário, que no mês de Julho, mantém viva a tradição do sincretismo religioso na fusão da cultura negra e a liturgia católica. No mês de Maio é realizada a tradicional Cavalgada de Jaguaraçu, evento de maior movimentação econômica do município que atrai milhares de turistas e reúne produtores rurais e fazendeiros da região em um animado concurso de marchas e apresentação de shows musicais.

Texto: SÉRGIO LANA MORAIS Geógrafo


Datas

Uma das mais importantes datas da cidade.

* Festa do Rosário

* Data: Julho

* Descrição Festa religiosa tradicional onde reúnem-se vários

romeiros da região. O congado anima a festa e homenageia Nossa Senhora do Rosário. Local Ruas, Praças e Igrejas Contato 3845-1106.


19° 38' 56" S 42° 45' 00" O19° 38' 56" S 42° 45' 00" O
Estado Minas Gerais
Mesorregião Vale do Rio Doce
Microrregião Ipatinga

Características geográficas
Área 161,964 km²
População 2.782 hab. cont. IBGE/2007
Densidade 18,1 hab./km²

Fuso horário UTC-3
Indicadores
IDH 0,742 PNUD/2000
PIB R$ 9.505.323,00 IBGE/2003
PIB per capita R$ 3.278,83 IBGE/2003
Cidades vizinhas:
Coordenadas:  19°37'41"S 42°42'59"W
Este artigo foi modificado pela última vez 10 anos atrás