Fábrica Tacaruna (Recife)

Em 1890 são iniciadas as obras de implantação da Usina Beltrão, a primeira e mais moderna refinaria da América do Sul, na área conhecida por Tacaruna, limítrofe entre os municípios de Recife e Olinda. O projeto da usina primava pela qualidade estética e técnica da edificação observando, na sua concepção e construção, detalhes até então pouco ou nunca utilizados como: uso do concreto armado em um estabelecimento industrial; instalação de luz elétrica; criação de cooperativa com sistema de atendimento médico e construção de moradia para os funcionários e operários da usina; e sistema de água canalizada para a operação das máquinas da empresa. Em 1895 as obras da Usina são concluídas.

Entre 1897 e 1899 a Usina Beltrão é comprada pela firma Cunha & Gouveia, liderada pelo empresário Delmiro Gouveia. A perseguição política a Delmiro Gouveia e sucessivas crises no setor açucareiro, forçam a Usina a fechar suas portas, assim permanecendo por 27 anos.

O conjunto edificado é adquirido, em 1924, pela Companhia Manufatora de Tecidos do Norte que o transforma em indústria têxtil, passando a se chamar Fábrica Tacaruna. Seu funcionamento é considerado favorável no período de 1925 a 1955. O uso se mantém até 1980 quando a produção diminui vertiginosamente.

Em 1975 o controle acionário da Fábrica é assumido pela Tecelagem Parayba do Nordeste. Em baixa produtividade, a Fábrica passa a produzir cobertores a preços populares encerrando definitivamente suas atividades industriais em 1992.

O conjunto fabril é tombado em 1994 como patrimônio histórico e artístico pelo Governo Estadual e, em 1996 é declarado de utilidade pública para fins de desapropriação.

Finalmente a partir de 1998 iniciam-se os estudos para a implantação do novo uso – Centro Cultural – no conjunto da fábrica.

Estas transformações no uso do edifício são emblemáticas e simbólicas, coincidindo com os ciclos econômicos vividos pela região nos últimos 100 anos. O primeiro uso – usina de açucar – representa o período agrícola; o segundo – indústria textil – a transformação econômica para a produção industrial de manufaturados; e, finalmente, a proposta atual – centro de cultura – representa o setor de serviços, aliando a produção cultural com a moderna indústria do turismo.
(Fonte: www.lafriche.org/nta/ressources/lieux/tacaruna.html)
Cidades vizinhas:
Coordenadas:  8°2'6"S 34°52'21"W

Comentários

  • o Governo já decidiu o que vai fazer neste local?
  • Provavelmente este local irá fazer parte da ampliação do Shopping Tacaruna ou em outra,com uma passarela de anexo. A próxima ampliação o mall ganhará mais 54 novas lojas, sendo duas âncoras e duas mega-lojas, e um edifício garagem com 1.430 vagas.
  • Depois de duas décadas sem uso adequado, Fábrica Tacaruna vai sediar centro de pesquisa da Fiat http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2014/04/03/depois-de-duas-decadas-sem-uso-adequado-fabrica-tacaruna-vai-sediar-centro-de-pesquisa-da-fiat/
  • È um pedaco de nossa hitoria.
  • Vdd meu amigo, Recife e Olinda não crescem por causa desses lixos que estão no comando.
  • Bom, parece que a FIAT vai construir ali o seu Centro de Pesquisas Automotivas. Vai impulsionar a recuperação da chegada a Recife pelo lado de Olinda. Por ali a coisa é estragada demais. Eduardo Campos, o Secretario das Cidades, Danilo Cabral, passaram sete anos no governo e deixaram aquilo acabado. A PE 15 mata de vergonha. Mato. Lixo. Sofá velho em cima do passeios publico. Esgoto. Uma vergonha. de Igarassu ate o Recife. Agora, com o Shopping Paulista, com O Centro Automotivo Tacaruna da FIAT, com a loja da Hiundai e outras coisas mais, talvez melhore. Havia a esperança de a Secretaria das Cidades ajeitar os canteiros da PE 15. Tirar o mato. O lixo. Mas o Secretario Danilo Cabral foi embora. E o prefeito de Olinda, esse é um manuelzão parado. Nada faz. A soma dos votos brancos e nulos na eleição foi superior à votação dele. Olinda não tem sorte. Falta um técnico para ajeitar a cidade. Uma cidade com o potencial de Olinda. É preciso um prefeito empreendedor. Não um matuto, um brocoiá. Olinda tem condição de garimpar dinheiro na Holanda, na ONU, na Europa toda. Agora, com os prefeitos que tem... E a tal Luciana Santos já ameaça atravancar o progresso da cidade por mais oito anos. Um horror...
  • Mostrar todos os comentários
Este artigo foi modificado pela última vez 12 anos atrás